“EDUARDO”

 

 

Carlos Eduardo Taddeo , mais conhecido pelo seu nome artístico “EDUARDO”. É cantor, escritor, ativista, palestrante e compositor . É considerado um dos melhores rappers do Brasil, foi um dos fundadores e líderes do grupo Facção Central, onde era vocalista e compositor de todas as letras, deixou o grupo no dia 18 de março de 2013 para atuar em carreira solo.

 

Biografia

Carlos Eduardo é filho de uma faxineira que teve quatro filhos. Moravam no Glicério, bairro antigo e popular do centro de São Paulo, conhecido pelos cortiços e pela pobreza. Seu pai faleceu quando ele ainda tinha 4 anos.

No entanto, as dificuldades se agravaram com o falecimento do pai, que fizeram com que a mãe e os quatro filhos fossem morar em pensões, com banheiros coletivos. Aposentada por invalidez, com o mal de Chagas, “às vezes ela pedia esmola ou cesta básica na igreja”. Segundo depoimento pessoal, “às vezes, só tinha arroz e o feijão era aquela água”, o que o obrigava a ajudar a mãe pegando frutas e legumes nos fins de feira.

Estudou em escola pública até a quinta série do ensino fundamental, tendo abandonado os estudos logo depois.

Ainda em 1989, ele funda o Facção Central com a formação de Nego (atualmente conhecido como Rapper Mag) e Jurandir - os dois últimos deixaram o grupo, enquanto Garga e Dum-Dum se juntaram a Eduardo e iniciaram as atividades do grupo. Manteve-se como líder e principal letrista do Facção Central até 18 de Março de 2013, quando comunicou oficialmente sua saída do grupo, dando início assim a sua carreira solo.

 

Palestras

Eduardo faz palestras por todo Brasil e periodicamente visita a Fundação Casa. Apesar de não ter concluído seu ensino fundamental ele incentiva em entrevistas, shows e palestras, os jovens da periferia a estudarem alegando que ter um diploma e estar bem informado é mais audacioso que portar metralhadoras. Em 2012, ele lançou A Guerra Não Declarada na Visão de um Favelado, seu primeiro livro.

 

 

Livros

2012 A Guerra Não Declarada na Visão de um Favelado  (volume 1)

2016 A Guerra Não Declarada na Visão de um Favelado  (volume 2)

 

Carreira solo

2014 - A Fantástica Fábrica de Cadáver  (CD duplo)

 

Com Facção Central

 

1995 - Juventude de Atitude

1998 - Estamos de Luto

1999 - Versos Sangrentos

2001 - A Marcha Fúnebre Prossegue

2003 - Direto do Campo de Extermínio

2005 - Facção Central - Ao Vivo

2006 - O Espetáculo do Circo dos Horrores

Não se iluda a paz oferecida pelo...